Patentes

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentores de direitos sobre a criação. Em troca da propriedade temporária, o inventor revela o conteúdo técnico da matéria protegida. A validade de uma patente é territorial e temporal.

O Instituto de Inovação Tecnológica (Init) é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Ufes e pelo depósito dos pedidos de patentes de invenções desenvolvidas na universidade. Para iniciar o processo de depósito de patente basta proceder às seguintes orientações:

1 - O responsável pelo invento deve preencher o Memorando de Requerimento de Proteção, documento que solicita ao Init o depósito do pedido de patente.

2 - Preencher o Formulário de Descrição de Invenção. Trata-se de um relato inicial do invento que servirá de base para a elaboração do documento a ser depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O formulário é um documento de circulação interna do Init, garantindo a confidencialidade do invento a ser protegido. 

3 - O Init sugere que o Memorando de Requerimento de Proteção e Formulário de Descrição de Invenção sejam, depois de preenchidos, enviados para o endereço eletrônico do Instituto (init.ufes [at] gmail.com) para uma avaliação inicial e possíveis adequações. 

4 - O Memorando de Requerimento de Proteção e o Formulário de Descrição de Invenção devem ser enviados pelo Sistema de Protocolado da Ufes (Lepisma), a partir do Departamento de origem, como documento digital.

5 - Os documentos devem estar devidamente preenchidos, assinados e o memorando protocolado.

6 - O Init dará prosseguimento à redação da patente que será posteriormente depositada no INPI, órgão que analisa e concede as patentes no Brasil.

 

Termo de Sigilo para laboratórios

O documento deve ser assinado por todos os integrantes (professores, servidores, alunos e outros) dos laboratórios de pesquisa da Ufes para assegurar o sigilo dos dados e resultados obtidos.

Termo de Sigilo para laboratórios

Termo de Sigilo para visitantes

O documento deve ser assinado por todos os visitantes dos laboratórios de pesquisa da Universidade a fim de assegurar o sigilo dos trabalhos ali desenvolvidos.

Termo de Sigilo para visitantes

 

Documentos:

Formulário de Descrição de Invenção

Manual de Preenchimento do Formulário de Descrição de Invenção

Modelo de Memorando de Requerimento da Proteção

 

Informações

Telefone: (27) 4009-7885.
E-mail: init.ufes [at] gmail.com

 

 

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910