PIBITI 2018/2019: Projetos contemplados com bolsas FAPES participam de Seminário final.

O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um programa que visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

No Edital 2018/2019, que obteve 15 inscrições, 07 projetos foram contemplados com bolsas, sendo 04 do CNPQ e 03 da FAPES.

Neste ano, os projetos contemplados com bolsas FAPES participaram de Seminário final virtual e foram avaliados seguindo alguns critérios, tais como “Importância Econômica, Ambiental, Social e Cultural do projeto” e “Potencial inovador da proposta (possibilidade de geração de patentes e transferência de tecnologias)”.

Os projetos avaliados foram:

“ Síntese de óxido litiado de cobalto (LiCoO2) e óxido de cobalto (Co3O4) a partir da reciclagem de baterias de íons de lítio de telefones celulares utilizando ácido acético como agente lixiviador” do aluno bolsista Edson Lucas Dosval Coelho / Orientador: Marcos Benedito José Geraldo de Freitas.

"Estudo de otimização de nanoemulsões incorporada com oleo essencial e efeito sobre Fusarium oxysporum f.sp. Lycopersici” do aluno bolsista: Walter Cesar Celeri Bigui/ Orientador: Vagner Tebaldi de Queiroz.

“Avaliação antitumoral in vitro de nanopartículas de ouro sintetizadas com extrato de Virola oleifera em células de câncer de mama epitelial triplo negativo” do aluno bolsista: Miguel Valiate Pícoli/ Orientador: Marco Cesar Cunegundes Guimarães.

O PIBITI possui, dentre seus objetivos, despertar a vocação tecnológica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa tecnológica.  Os Editais de seleção de projetos são abertos de acordo com as Chamadas das agencias de fomento.

Para informações acerca das edições anteriores, acesse: http://prppg.ufes.br/inovacao-tecnologica-pibiti